• destaque
  • destaque

Biblioteca

A STD engenharia mantém o compromisso de manutenção da melhoria continua de seus serviços, sendo assim, disponibiliza a seus clientes e aos interessados esta pagina com assuntos relacionados aos serviços que presta.

Disponibilizar este conteúdo aos clientes, empresas e interessados, tem como meta fomentar o conhecimento, para que todos possam discernir melhor sobre tais serviços e tomar decisões assertivas para sua contratação.

1. Normas

Devido às inúmeras normas existentes, nacionais e internacionais, apresentamos somente aquelas que são de domínio publico e que correspondem ao conteúdo legal vigente no Brasil. Vale resultar que a NR-13 pede elaborar inspeção de acordo com a norma do fabricante, desta forma, aplicam-se as normas elaboradas em outros países também.

2. O que é

Biblioteca

Caldeiras

Definição: Caldeira é um recipiente metálico cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento de água. Um equipamento que gera e armazena vapor sob pressão.

Vasos de Pressão

Vasos de pressão são todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais, que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.

No entanto, para efeito de adequação a norma regulamentadora vigente NR-13, não são todos os vasos de pressão que estão sujeitos a sua aplicação.

Teste Hidrostático

Teste realizado para atendimento as mais diversas necessidades, onde o recipiente é pressurizado com agua ou fluido disponível e compatível com o equipamento, normalmente 1,5 vezes sua capacidade máxima de trabalho para equipamentos fabricados com data anterior a 1998, os posteriores 1,3 vezes conforme ASME 08, para verificação de sua integridade.

Este teste atende as exigências previstas na NR-13. Na impossibilidade de sua aplicação por características particulares dos equipamentos, outros testes podem ser realizados.

Líquido Penetrante

O Líquido penetrante é um teste utilizado para detecção de descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade. O LP também é utilizado para detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes.

O liquido tem a capacidade de entrar e após limpeza e aplicação de revelador (talco) vai evidenciar qualquer descontinuidade do objeto, trincas, grotas, revenimento, costuras, laminações, fadigas de material, corrosão, etc.

Este processo se da pelo fenômeno da capilaridade que é a penetração do liquido em áreas extremamente pequenas, sendo assim, pode ser altamente influenciado pelo estado de limpeza do objeto inspecionado, prejudicando a que se destina.

Ultrassom

O teste por meio ultrassom é considerado um ensaio não destrutivo, onde o feixe de ultrassom é introduzido no material. Este teste é utilizado para verificação de descontinuidades no interior de pecas metálicas, plásticas e cerâmicas e para a medida de espessura. Trata-se de um procedimento cuja interpretação de resultados é extremamente difícil. Com ele conseguimos identificar qualquer descontinuidade, superficial, sub-superficial e interna.

Os profissionais que aplicam este teste tem formação especifica, onde a carga horária de aula e pratica de anos de experiência contam para poderem se atualizar e galgar os próximos níveis de aplicação do ensaio por meio de ultrassom. Atualmente existem 03 níveis de profissionais, níveis que possuem subníveis também.

Partícula Magnética

Trata-se de um método de ensaio não destrutivo por meio de partícula magnética e é utilizado para revelar as descontinuidades superficiais e sub-superficiais pela aplicação de um campo magnético onde há aplicação de um pó que é atraído para as regiões onde o campo escapa, ou seja, onde a corrente não passa pela descontinuidade do material e pó ira se acumular.

Inspeção Visual Externa

É um método de inspeção bem comum, feito através da pura observação, podendo-se utilizar ferramentas como lupas, microscópios, réguas, gabaritos e etc. Serve para avaliar as condições externas da instalação, determinação de tamanho, forma, acabamento, ajustes, existências de trincas, poros, existência de corrosão, pintura, entre outros.

Teste de Estanqueidade

A palavra estanqueidade é um neologismo, refere-se a algo que não vaza. Este teste é feito com a pressurização dos equipamentos com ar e visa detectar vazamentos. Um teste comum de estanqueidade praticado por todos, é a verificação de vazamento de gás GLP com o uso de agua e sabão.

PMTA

PMTA é a sigla para pressão Máxima de Trabalho Admissível. Trata-se do valor máximo de pressão liberado para a operação de determinado equipamento. Este valor é inicialmente determinado pelo fabricante na construção do equipamento com base na sua estrutura e uso. De tempos em tempos, todos os equipamentos devem sofrer novas avaliações de integridade e este calculado deve ser refeito, podendo manter seu valor ou diminui-lo.

Válvula de Segurança

Válvula de Segurança é um dispositivo automático de alivio de pressão, que pode ser utilizado como válvula de alivio ou de segurança. Esta válvula visa proteger as pessoas e os equipamentos em caso de acumulo excessivo de pressão. Os equipamentos que acumulam pressão quando estão acima de sua pressão máxima permitia (PMTA) podem romper, para que isto não ocorra, estas válvulas se abrem liberando pressão. Diferentemente das válvulas de alivio a válvula de segurança tem uma capacidade maior e imediata de liberar a pressão em excesso.

Válvula de Alívio

As válvulas de alivio funcionam tal qual uma válvula de segurança. Quando existe uma sobre pressão em algum tanque, ela se abre para dar saída a este excesso de pressão, garantindo desta forma a integridade do tanque e os equipamentos a ele ligados, e, claro muito mais importante, a vida dos operadores destas maquinas e/ou que trabalham próximos a elas. Diferentemente das válvulas de segurança as válvulas de alivio não são tão eficientes para equipamentos de alta pressão, pois o tempo de liberação do excesso de pressão é maior.

Manômetro

É um instrumento para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados.

Endoscopia

Trata-se de método de inspeção que visa obter imagens internas através de endoscópio. O endoscópio é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização de imagem.

Ensaio de Caixa de Vácuo

A caixa de vácuo e um equipamento utilizado para realização de ensaio não destrutivo, cuja função e identificar vazamentos. Normalmente aplicado em fundo de tanques de armazenamento na região de soldas e junções.

Ensaio Sensitivo

O ensaio sensitivo e uma técnica de inspeção em tanques onde se utiliza martelo apropriado, dando leves batidas no tanque. Esta técnica pode trazer informações quanto a espessura, existência de crostas, esfoliações, parafusos soltos ou quebrados, etc. Este ensaio demanda profissionais altamente qualificados e habituados com a sua técnica, uma vez que a formação se da pelos anos de aplicação e o faz capaz de identificar estes problemas pela simples leitura do sons e vibrações das marteladas.

Replica Metalografica

Replica metalografica trata a reprodução da microestrutura do material através de ensaio não destrutivo. A superfície (metal) e lixada e polida, feito isto, aplica-se um reagente químico especifico para cada material e finalidade. Feita a aplicação do reagente, coloca-se um filme de acetato de celulose que gerara a replica do material inspecionado.

Com esta técnica observam-se as propriedades dos materiais metálicos. Normalmente aplicado para identificação de descontinuidades nas superfícies, como trincas, aplica-se me caldeiras, vasos de pressão, tubulações, etc...

Teste Pneumático

O teste pneumático pode ser utilizado em substituição ao teste hidrostático. Tem a mesma função, verificar a integridade e a capacidade de operação quando e se existir uma sobre pressão. Para execução deste teste, há de se considerar que o sistema dispõe de todas as condições de segurança e que todas estas estão em perfeito funcionamento, como válvulas de segurança, válvulas de isolamento das linhas que compõem o sistema. A energia liberada na pressurização a agua como ocorre no teste hidrostático e bem inferior ao gerado pela pressurização por gás. Verificar todos os meios de protecionais antes de sua execução e extremamente importante.

Por ser considerado extremamente perigoso, este teste e utilizado geralmente em sistemas sensíveis a agua.

Proteção Catódica

Método de combate a corrosão que consiste na transformação da estrutura para proteger o cátodo de uma célula eletrolítica ou eletroquímica. E empregado para proteger estruturas enterradas ou submersas, como dutos, tanques, plataformas, etc..

Inspeção Visual Interna

Trata a inspeção do equipamento, paralisado, desmontado e/ou aberto para avaliação interna, de suas características. Pode-se analisar, dejetos, processos de corrosão, trincas, ou seja, qualquer anomalia visível ao olho ou podendo ser aplicado, lupas, lentes assim como no exame visual externo.